terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DETECTA NÍVEL DE ALERTA NO MUNICÍPIO.


A secretaria mun. de saúde de Grajaú através do setor de vigilância epidemiológica detectou altos índices da presença do mosquito responsável pela transmissão da dengue, o Aedes Aegypti.

Dina Reis - coordenadora do setor vigilância epidemiológica

Segundo informações da coordenadora do setor vigilância epidemiológica, Dina Reis, o município esta em nível de “ALERTA”.

 “O Ministério da Saúde  preconiza um índice para classificar os riscos de epidemia no país. Menor que 1; entre 1 e 4; e acima de quatro. Nós infelizmente estamos no nível 2, ou seja 3.6, chamado de nível de alerta”, informou a coordenadora.

Este resultado foi obtido depois que os 42 agentes de endemias realizaram o LIRA – levantamento rápido da dengue -, através dos dados colhidos pelos agentes chegou-se a esse número.

 “Os dados são referentes aos focos encontrados, ou seja, larvas. O nosso apelo à população é que contribuam. Não deixem lixo acumulado, limpe seus quintais, junte o lixo em recipientes e esperem o caminhão de coleta. Nossos agentes encontraram também muitos focos em depósitos com água. Sabemos que a população necessita acondicionar água, mas pedimos, lavem esses vasilhames pelo menos uma vez por semana, e as caixas que ficam em lugares mais altos pelo menos a cada 3 meses e tampem, mantenham estes recipientes cobertos, sem o apoio da população é impossível acabarmos com a dengue, se quer controlarmos esse mal que mata. Recebam os nossos agentes, deixem eles vistoriarem e orientarem se tiverem alguma dúvida. Denunciei, colabore, saúde pública é responsabilidade de cada cidadão”. alertou a coordenadora Dina Reis.  

Mosquito da dengue
A doença  
Introduzida no Brasil no século XVIII, na época do período colonial trazida nos navios cargueiros em 1955 após uma longa batalha conseguiram erradicar a doença no país. Contudo, como outros países do continente não tiveram  a mesma preocupação, o mosquito foi reintroduzido no Brasil novamente em 1967, iniciando logo depois uma alarmante propagação da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário