terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ponte Porto Franco - Tocantinópolis - Liberdade, um sonho possível



Por: Adelton Hadell - Pós graduado em História e Graduado em Administração de Agronegócio.

Desde tempos remotos que o Homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo Homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras. No mundo da pós-modernidade de hoje as pontes são de vital importância para o desenvolvimento da sociedade, elas barateiam custos, resumem tempos e integram as pessoas.
Um salto importante estar no advento do futuro promissor de um povo que sonha com a Construção da tão sonhada PONTE DA LIBERDADE que ligará as cidades de Porto Franco no sul do Maranhão á Tocantinópolis no norte do Tocantins. O nosso intuito é expor para as autoridades e o povo em geral os benefícios que a construção da “Ponte da Liberdade” irá trazer para os dois Estados. Os benefícios serão inúmeros e imediatos, a PONTE nos oferecerá uma logística de qualidade na área de transportes de produtos industrializados e no intercâmbio de produtores rurais que buscam uma melhoria de bens e serviços que irão agregar valores aos seus produtos. Porto Franco hoje é uma das cidades de referência no estado e no país, no município está concentrada boa parte de terras férteis de todo o estado, é cortado em toda a sua área pela rodovia Belém-Brasília e pela “Ferrovia Norte Sul que em breve se interligará por um ramal a Transnordestina, ferrovia que deve ficar pronta em 2013. E quando tudo isso acontecer a melhoria no escoamento da produção do Mapitoba ( Sigla: Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) será responsável por 5% de toda safra brasileira de grãos, “Porto Franco então se tornará um dos principais entroncamentos ferroviários e de logística do Brasil”(Revista Exame)”.
Segundo o deputado estadual Stênio Rezende (PMDB-MA) declarou que boa parte do território maranhense está favoravelmente, inserido em uma das áreas mais promissoras para o agronegócio no Brasil, e que está sendo considerada como a mais nova fronteira agrícola do mundo. Stênio explicou que estas terras têm um grande potencial produtivo para a soja, cana, milho, feijão, arroz, algodão, culturas de biodiesel, pecuária e reflorestamento.
Porto Franco tem a poucos quilômetros do centro da cidade o Distrito Agroindustrial com a primeira esmagadora de soja do Maranhão onde a multinacional ABC Inco está investindo cerca de 200 milhões de reais, contamos também com as empresas Cargil, Bunge, Ceagro, Asa Norte no ramo da avicultura, a Florestar que já investiu 8 milhões no cultivo do eucalipto e em 2013 a Suzano vai inaugurar uma grande fábrica de papel e celulose no município vizinho de Imperatriz que agregará um novo impulso econômico gerando empregos e renda para as regiões sul do Maranhão e norte do Tocantins e isso sem contar com dezenas de médias e pequenas empresas que estão dentro de Porto Franco e que ajudam impulsionar o filão econômico da região. Nós das Sociedades Unidas Maranhão e Tocantins temos todos os motivos úteis citados acima para exigir de imediato das autoridades competentes a construção da Ponte da Liberdade.
Contamos com o apoio de várias autoridades municipais e estaduais dos dois estados, veja os depoimentos:
“Plantando essa sementinha hoje aqui, a ideia vai crescendo e amadurecendo e o povo vai acreditando, e os governantes vão vendo que a população tem razão.” (Adersinho – vice-prefeito de Porto Franco – MA).
“Com certeza nós da Classe política tanto do executivo como do legislativo, iremos nos empenhar para que esse sonho se realize.” (Silvamar Oliveira – Presidente da Câmara de vereadores de Porto Franco-MA).
“Será um projeto de grande importância e vulto, a construção da Ponte trará grandes benefícios pra todos nós”. (Vaner Marinho – Sec. De Cultura de Porto Franco-MA).
“Nós temos certeza que todos juntos homens, mulheres, evangélicos, católicos, pretos, brancos, comerciantes, pobres, ricos e políticos haveremos de estar dando uma razões concreta aos nossos líderes no Congresso Nacional que precisamos da Ponte, as sociedades das duas cidades devem exigir por meios de manifestações que seja construída de imediato a Ponte”
(Fabion Gomes – Prefeito de Tocantinópolis -TO).
“A Ponte é muito importante para os dois estados e para o norte do país, é um sonho antigo e nós iremos lutar pela sua construção, hoje não é mais coisa de outro mundo se construir uma ponte, o país passa por um grande desenvolvimento e as coisas que pareciam impossíveis hoje não são mais”. (José Bonifácio – Dep. Estadual- TO).
“Tocantinópolis está preocupada com o futuro, queremos com urgência a construção da ponte”.
(Zullias Amore - Presidente da Câmara de vereadores de Tocantinópolis - TO).
“Essa Ponte representa para os dois estados uma integração de irmãos”. (Evandro Guimarães Santos – Presidente da Assoc. Comercial e Industrial de Tocantinópolis – TO).

                                                                     
Fonte: Porto em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário