terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

DILMA GARANTE QUE LUZ PARA TODOS FARÁ MAIS 400 MIL NOVAS LIGAÇÕES ATÉ 2014




O programa “Luz para Todos” fará mais de 400 mil ligações de energia elétrica até 2014 para atender às populações de áreas isoladas, no meio rural, anunciou ontem (27) a presidenta Dilma Rousseff no programa semanal de rádio “Café com a Presidenta”. 
Segundo a presidenta, 252 mil famílias que vivem no campo, em assentamentos da reforma agrária, nas aldeias indígenas, e nas comunidades quilombolas e ribeirinhas. foram beneficiadas no ano passado com o Luz para Todos. São quase 1 milhão de pessoas”, ressaltou.
A presidenta lembrou que, desde 2003, quando foi criado, o programa já levou energia elétrica a quase 12 milhões de pessoas em todo o país.
“Já fizemos muito, mas agora ainda temos um desafio grande, que é o de levar energia elétrica, luz elétrica para as pessoas que moram em lugares de acesso difícil, em áreas isoladas, no meio da floresta e em serras e ilhas. Para atender a esses brasileiros, o Luz para Todos vai fazer mais 400 mil novas ligações de luz elétrica até 2014”, disse a presidenta Dilma.
Esse desafio, assinalou, requer um grande esforço e ações mais complicadas. A presidenta Dilma contou que, para levar postes de energia e transformadores para a Serra do Cafundó, no Ceará, foi preciso usar um helicóptero, porque não havia estradas para transportá-los. Já os fios que formam a rede de distribuição de energia foram carregados em jegues. E as 30 famílias que vivem na Serra do Cafundó têm luz elétrica desde o Natal do ano passado.
A presidenta explicou que, nesses casos, o governo está usando postes de fibra de vidro que pesam cerca de 110 quilos. Já os postes comuns, feitos de concreto, podem pesar mais de mil quilos, o que dificulta o transporte para as áreas isoladas.
“Para muita gente, ter luz elétrica em casa era um sonho. No governo Lula nós resolvemos mudar essa situação de atraso e de abandono do povo brasileiro, porque sempre estivemos convencidos de que luz elétrica é um direito de cada brasileiro, de cada família brasileira. E eu tenho o desafio agora de concluir esse trabalho”, afirmou.
Lobão: é grande o desafio Assim como a presidenta Dilma, o ministro Edison Lobão acredita que o principal desafio do governo nesta nova fase é chegar  aos pontos mais distantes do país.

“Até 31 de dezembro de 2014, pretendemos atender todos os brasileiros e inscritos para o Luz para Todos. Nós temos que chegar agora aos pontos mais distantes dos municípios, o que é uma grande dificuldade. Porque, somente os postes de concreto pesam cerca de 1. 300 quilos, cada um. Circular com estes postes e, com todos os outros materiais, por regiões sem estradas, é uma das dificuldades, mas tenho a certeza que nós vamos cumprir”, afirmou o ministro.
O ministro, que acompanhou a gravação do programa com a presidenta Dilma, destaca o fato de que o Luz Para Todos está servindo de modelo a diversos países. O programa, segundo o ministro, inspirou a ONU a criar um Grupo Especial destinado a incentivar os países em desenvolvimento a seguir o exemplo do Brasil.
A ONU, segundo o ministro Edison Lobão, identificou um contingente superior a 1,3 bilhão de pessoas sem acesso a energia elétrica no mundo. No entendimento do ministro, o sucesso da execução do programa Luz Para Todos, no Brasil, sinalizou para o órgão que é possível combater a exclusão elétrica no mundo, desde que os demais países tomem a decisão de realizar programas semelhantes.
fonte: oprogressonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário