segunda-feira, 18 de março de 2013

CECE É INAUGURADO EM ESTREITO



O município de Estreito inaugurou na sexta-feira (15) a sede do Centro de Controle de Endemias - CECE, construída por meio de um Termo de Compromisso Mútuo-TCM, firmado entre o município e o Consórcio Estreito Energia –CESTE. Essa edificação física muda e melhora o atendimento a comunidade na prevenção e doenças endêmicas.




A atuação da equipe de endemias acontece com a prevenção de doenças, como dengue, malária e leishmaniose visceral (calazar).  No controle da dengue os agentes realizam visitas domiciliares em toda a cidade, nos imóveis, procurando detectando e eliminando e evitando a formação de criadouros do mosquito transmissor da doença.

Na prevenção da malária, o CECE realiza borrifações quadrimensais em toda área endêmica  do município, que corresponde da barragem à barra do rio Farinha, do rio Farinha à fazenda Extrema.



Para combater o calazar os agentes realizam o recolhimento de cães de rua, a coleta de materiais para sorologia par confirmação da doença.

O CECE está disponível para atendimento a comunidade, recebendo denuncias e imóveis com suspeita de focos de dengue. O funcionamento  acontece de segunda a sexta-feira, das 07h30 as 11h30 e das 13h30 as 17h30, na rua Virgílio Franco 904, centro.  

Estiveram presentes na solenidade de inauguração do CECE o prefeito de Estreito, Cicero Neco Morais, Sandra Marinho, gerente de Projetos Sociais Jr. do Ceste, Jairo Bueno Reis, diretor do CECE, Sirlen Freitas, secretária de saúde e Iça Hamid, diretor do Hospital Municipal de Estreito. 
   Por: Lenir Silva

Um comentário:

  1. é bom mesmo, pois vi o recolhimento de um animal com suspeita de calazar, não foi nada agradavél a atuação dos agentes que fizeram o recolhimento do animal, parecia até que o ser racional no local era o animal.

    ResponderExcluir