sexta-feira, 22 de março de 2013

ANTÔNIO PEREIRA ACIONA GOVERNO DO ESTADO PARA CRIAR A REGIONAL DE GRAJAÚ



Deputado Antonio Pereira / Foto: Arquivo da ALMA
O deputado Antônio Pereira (DEM) protocolou indicação na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, já encaminhada à governadora Roseana Sarney (PMDB) e ao secretário de Cidades, Hildo Rocha, solicitando a implantação, mediante decreto, da Unidade Administrativa Regional das Serras no município de Grajaú.

Na indicação, o democrata esclarece que a Unidade Administrativa Regional de Grajaú pode ser criada na forma que determina a Lei Complementar 108, de 21 de novembro de 2007, que dispõe sobre a criação de 32 unidades regionais do governo do Estado, para planejamento, em diferentes pontos do Maranhão.    

Para Antônio Pereira, a criação da nova regional é de fundamental importância para o município de Grajaú, que hoje possui as condições necessárias para as devidas ações do governo do Estado, notadamente nos setores de saúde, educação e infraestrutrura, que são os benefícios mais cobrados pela população.

Antônio Pereira disse que a criação da Regional é uma antiga reivindicação da população de Grajaú, que precisa se deslocar por 120 km até Barra do Corda para conseguir serviços públicos exclusivos das regionais. Segundo ele, o prefeito de Grajaú, Capitão Otsuka (PT), também está empenhado para criar a regional.    

 GRAJAÚ

O município de Grajaú fica localizado na meso-região Centro Maranhense e integra com os municípios de Arame, Barra do Corda, Joselândia, Sitio Novo e Tuntum a micro-região do Alto Mearim e Grajaú.

Conforme o IBGE, Grajaú possui uma área de 7.408 quilômetros quadrados. Dista de São Luís, a capital do Estado do Maranhão, 418 quilômetros. Está ligada a São Luís por meio da BR-226 e da MA-006. O município é um dos vinte mais populosos do Maranhão.

A sede de Grajaú encontra-se a 130 metros de altitude, limitando-se ao norte com Arame, ao nordeste com Itaipava do Grajaú, a leste com Barra do Corda, ao sul com Formosa da Serra Negra, a oeste com Sítio Novo e ao noroeste com Amarante do Maranhão.

De acordo com o IBGE, a população total de Grajaú chega a 100 mil habitantes. Cerca de metade da população vive na zona rural, trabalhando na produção agrícola que mantém a economia local, especialmente a produção de arroz. Entre os minérios, existem a areia, a pedra seixo, a pedra granito e a pedra branca.

Recentes reuniões entre o deputado Antonio Pereira, o prefeito de Grajaú Junior Otsuka, com a presença dos prefeitos e/ou representantes dos municípios circunvizinhos de Grajaú, vem reforçando a necessidade de que seja realmente implantada uma regional administrativa no município. 

Fonte: al.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário