De 16 a 24 de JUNHO de 2012
Foto arquivo/sec. mun. de cultura/ Arraial Zeca Teixeira 2010 |
A Prefeitura de Grajaú por meio da Secretaria
Municipal de Cultura, que tem a frente a secretaria Rosa Soraida, realizará
este ano mais uma grande Festa Junina com o Arraial Zeca Teixeira.
São mais de vinte anos de tradição,
com o concurso de “Quadrilhas” reunindo grupos de diversas cidades do estado,
tornando-se regional e aceitando os vários estilos de Quadrilhas existentes, da
Caipira - a mais comum em nosso município – à estilizada que incorpora passos
em linha e outros é uma grande conquista para a região.
Já estamos no mês de abril e a prefeitura
preocupada e dar a todas as condições de igualdade torna público o regulamento
da VI EDIÇÃO DO CONCURSO REGIONAL DE QUADRILHAS DENTRO DA XXV EDIÇÃO DO ARRAIAL
ZECA TEIXEIRA 2012.
CONVITE
Primeiramente
gostaríamos de parabenizar e agradecer a belíssima apresentação do seu grupo no
Arraial ZECA TEIXEIRA. Outrossim, estamos lhe convidando para participar de
mais um concurso REGIONAL de quadrilhas, sendo que neste ano teremos
modificações relacionadas a seguir:
Haverá
dois concursos distintos – um municipal e outro regional.
O
municipal será realizado nos primeiros dias do arraial e o regional nos últimos
dias.
Os
vencedores do concurso municipal estarão automaticamente classificados para o
regional.
Serão
oferecidas duas premiações (uma para cada concurso).
Informamos ainda que
nosso Arraial acontecerá de 16 a 24 de junho de 2012.
Uma
vez ciente das modificações, esperamos ansiosos a confirmação de sua inscrição
a fim de que possamos montar, mediante sorteio, a tabela de apresentações
constando datas e horários.
XXV ARRAIAL ZECA TEIXEIRA
VI
CONCURSO REGIONAL DE QUADRILHAS
REGULAMENTO 2012
JUSTIFICATIVA
O Concurso de Quadrilhas
do município de Grajaú, iniciado a mais de vinte anos, tornou-se referencia
folclórica na região, no que se refere ao incentivo e à difusão da cultura
popular. Sua realização que nos últimos anos passou a receber grupos de
diversas cidades do estado, tornando-se regional e aceitando os vários estilos
de Quadrilhas existentes, da Caipira - a mais comum em nosso município – à
estilizada que incorpora passos em linha e outros é uma grande conquista para a
região.
O referido evento é uma
promoção da Prefeitura Municipal de Grajaú, organizado pela Secretaria Municipal
de Cultura.
DAS
NORMAS
1.
Participarão
do Concurso, somente os grupos inscritos na Secretaria Municipal de Cultura de
Grajaú-MA, no período determinado pela mesma respeitando os prazos
estabelecidos.
2.
Cada
grupo de quadrilha no ato da inscrição deverá apresentar um líder e TRÊS auxiliares de pista. O líder tem a competência de
defender e representar o Grupo, quando necessário. Aos auxiliares fica a função
de ajudar na apresentação da quadrilha.
3.
É
obrigatória a participação de um representante da quadrilha inscrita na reunião
que sorteia as apresentações. A data da reunião será marcada pela Secretaria.
4.
Não
será permitido que qualquer membro de quadrilha dirija-se à Comissão
Organizadora ou ao Corpo de Jurados, para fazer reclamações, esse é o papel do
líder, que, com educação, pode fazer as reivindicações. RECLAMAÇÕES, DENÚNCIAS OU JUSTIFICATIVAS só serão aceitas pela comissão
através de oficio assinado pelo líder.
5.
O
líder não poderá figurar como quadrilheiro.
6.
Cada
grupo deverá inscrever no mínimo 16
pares e no máximo 32 pares.
7.
Cada
quadrilha terá o tempo máximo de 40
minutos (com o casamento incluso) para fazer sua apresentação, observando
que o grupo não poderá deixar a pista antes de completar 30 minutos. Todos os
grupos serão monitorados pelo líder da Comissão julgadora, cabendo ao líder da
quadrilha sincronizar seu tempo com ele.
8.
Todas
as quadrilhas deverão se apresentar no horário determinado pela tabela,
previamente sorteada, independente dos atrasos de terceiros, sob pena de perderem
pontos e até serem desclassificados do concurso.
9.
Terão
acesso ao local de apresentação, apenas
os membros da quadrilha, acompanhados pelo líder e auxiliares de pista.
10. A Comissão julgadora será formada por 05 membros, previamente escolhidos pela
Secretaria Municipal de Cultura de Grajaú-MA.
11. Fica expressamente proibida a participação de quadrilheiros em adiantado estado de embriaguês.
12. A Comissão Organizadora não será
responsável pelo transporte de qualquer um dos grupos inscritos, bem como não
será responsável também, por acidentes ocorridos antes, durante e depois da
apresentação.
13. A quadrilha inscrita que não
comparecer no seu horário de apresentação, sem comunicar (por escrito) à
Secretaria de Cultura o motivo justo, não poderá participar do concurso por
dois anos.
14. Somente as quadrilhas campeães do
Concurso Municipal poderão participar do Concurso Regional.
15. As três quadrilhas campeães do ano de
2012 terão direito de dançar na ultima
noite do concurso posterior, sendo sorteada a ordem de apresentação entre elas.
As demais quadrilhas deverão seguir à risca o sorteio das apresentações, só
serão permitidas trocas de dia ou horários devidamente acertados e documentados
com assinaturas dos líderes durante a reunião de sorteio das apresentações.
16. Outras duvidas ou conflitos não previstos
neste regulamento, serão observados pela Comissão Organizadora da Secretaria
Municipal de Cultura de Grajaú.
DO
JULGAMENTO
17. Para efeito de julgamento, serão observados os seguintes itens:
·
Figurino: Os modelos, a harmonia das cores e
estampas empregadas, acessórios como: CHAPÉUS, CALÇADOS e ADEREÇOS.
·
Dança: Passos – tradicionais e modernos de
todos os estilos de quadrilha – e o desenho coreográfico da apresentação.
·
Criatividade: Alegorias, temas, novidades cênicas e
apresentações extras.
·
Animação: O ritmo e dança de cada brincante em
sua participação do começo ao fim da apresentação.
·
Marcador: Sua apresentação, voz e postura na
pista durante a participação da quadrilha.
·
Casamento: História e desenvolvimento do texto e
interpretação dos atores.
·
Noivos: Simpatia, dança, figurino e expressão
corporal do começo ao fim da apresentação.
18. Em caso de empate no primeiro lugar será
eleito um quesito para desempate (sorteado na reunião).
19. O casamento que tiver excesso de
palavrões ou cenas obscenas poderá perder pontos.
DAS PENALIDADES
20. Reclamações feitas por pessoas não
autorizadas Incluindo na apuração - Pena:
perda de 5 pontos na contagem geral.
21. Não cumprir o tempo mínimo e o tempo
máximo para a apresentação - Pena:
perda de 5 pontos na contagem geral
22. Atraso para a apresentação - Pena: perda de 5 pontos na contagem
geral – depois de 20 minutos de atraso sem justificativa, desclassificação.
23. Extrapolar o número de pares permitido
- Pena: perda de 5 pontos na
contagem geral.
24. Outras penalidades serão julgadas pela
comissão organizadora da Secretaria Municipal de Cultura de Grajaú.
DAS PREMIAÇÕES
Ao final da competição,
a Prefeitura Municipal de Grajaú, através da Secretaria Municipal de Cultura,
entregará aos ganhadores a seguinte premiação:
1º
lugar – R$ 4.000,00 (Quatro
mil Reais)
2º
lugar – R$ 2.000,00
(Dois mil Reais)
3º
lugar – R$ 1.500,00 (Mil
e quinhentos Reais)
Melhor
marcador –– R$ 500,00
(Quinhentos Reais) se houver empate o prêmio será dividido.
Melhor
casal de noivos –– R$
500,00 (Quinhentos Reais) - se houver empate o prêmio será dividido.
O presente Regulamento
entrará em vigor a partir do momento de sua publicação: Grajaú-MA, 09 de
Abril de 2012.
Maiores informações contatar:
Secretaria Municipal de
Cultura
Rosa Soraida
(99) 3532 9096 (Fixo)
8131 5288 (Tim)
9132 0599 (Vivo)
Cleiane Chaves
(99) 3532 7849 (Fixo)
8132 9959 (Tim)
9154 7076 (vivo)
Fábio Crisóstomo
8151 9026 (Tim)
Nenhum comentário:
Postar um comentário