quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mapa e Aged iniciam treinamento sobre sorologia


Aconteceu nesta semana o primeiro treinamento sobre sorologia realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa) aos fiscais e técnicos dos serviços veterinários da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged). A sorologia vai ser realizada em algumas propriedades maranhenses e tem como objetivo identificar a inexistência do vírus da aftosa no Maranhão, uma das condições para que o Estado seja declarado pelo Mapa, ainda este ano, como zona livre da doença.


Na terça (17) e quarta-feira (18), no auditório do Sebrae, em São Luís, cerca de 100 profissionais, entre chefes das unidades regionais (UR) e chefes das unidades locais (UVL) de todo o estado, receberam informações, noções de sorologia, colheita e envio de materiais, esclareceram dúvidas e participaram do treinamento sobre a visita prévia às propriedades sorteadas pelo Mapa, onde parte do rebanho será selecionado para coleta de sangue e análise laboratorial.
No Maranhão foram sorteadas e divulgadas inicialmente 340 propriedades em 147 municípios para a coleta de sangue e análise que já acontecerá em maio. Depois de organizadas as equipes que estarão realizando essa primeira etapa, serão feitas as visitas prévias às propriedades, coletadas as amostras, inspeções clínicas e testes laboratoriais. Em meados do mês de outubro, quando serão analisados os resultados e avaliado juntamente com outros dados dos serviços veterinários, o estado poderá ser reconhecido como zona livre de aftosa com vacinação.
O secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo e o diretor geral da Aged, Fernando Lima, estiveram presentes no treinamento. “O Governo do Estado priorizou as ações que estão sendo executadas para que o Maranhão seja classificado como zona livre de febre aftosa, com vacinação”, ressaltou o secretário. “Agradeço o empenho dos envolvidos para a concretização desse objetivo e parabenizo a todos pelos 100% das metas alcançadas na auditoria.
Cláudio Azevedo parabenizou os funcionários da Aged pelo trabalho realizado e disse a eles que a governadora Roseana Sarney recebeu um ofício do Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, elogiando a governadora e toda a sua equipe de governo “pela dedicação e empenho que culminaram com significativos avanços no rumo da inclusão desse Estado na Zona Livre de Febre Aftosa”, diz o ofício que foi lido pelo secretário da Sagrima.
Durante o treinamento foram apresentados os resultados da auditoria feita em fevereiro de 2012 pelo Mapa, onde o Maranhão conseguiu manter a qualidade dos serviços prestados, ocupando o primeiro lugar dos oito estados auditados pelo Mapa (Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pará) e conseguiu atender todos 27 itens dos serviços prestados pelas agências de defesa agropecuária.
Os resultados foram apresentados pela Coordenadoria de Defesa Animal da Aged.  O responsável técnico, Robson Carvalho, falou também sobre o relatório de finalização da campanha, onde o importante é a coerência nas informações, que se confirmem cada item com clareza e que será preciso uma vigilância ativa para que se possa avançar no status sanitário. “É importante que o fiscal entenda o porquê do procedimento, não apenas o cumprimento de atividades, mas refinando os dados de acordo com os números”.

Procedimento para a visita prévia
As fiscais do Mapa, Eliana Lara Costa e  Natércia Caporali Araújo, deram início ao instrutivo de procedimento de visita prévia às propriedades sorteadas que terão recolhimento de amostras, explicando sobre a formação das UPA’s (Unidades Primárias de Amostragem) que é formada por uma propriedade com no mínimo 30 animais de 6 e 24 meses, entre bovinos e bubalinos. Animais com mais de 24 meses não serão coletados por já terem passado por múltiplas vacinações e poderão assim, ser reagentes nos testes sorológicos.  A finalidade destas vistas prévias é verificar o quantitativo de animais que há nas propriedades para amostragem.
As fiscais também orientaram sobre o preenchimento de fichas de cadastros, materiais necessários e esclareceram dúvidas acerca da forma de abordagem e procedimentos durante as visitas.
O diretor geral da Aged reafirmou a importância do compromisso de todos os funcionários da Aged durante o inquérito epidemiológico, entendendo de como será essa logística da primeira etapa. “Nestas visitas teremos que ter o poder de dar esclarecimento e conseguir o convencimento dos criadores, mostrando que eles também farão parte deste processo”, ressaltou Fernando Lima.
                                                                                           fonte: Sagrima/Aged

Nenhum comentário:

Postar um comentário